Ansião conhece nas próximas eleições autárquicas uma disputa renhida e de resultado incerto.
Nas eleições de 2017 a vitória do PS foi uma surpresa, os socialistas não a contavam e os social-democratas nunca a interiorizaram.
Célia Freire, a candidata novidade do PSD à Câmara, lançada por uma oportuna petição popular pela requalificação do IC8, concorre contra o recandidato socialista Presidente, António José Domingues, desgastado pela polémica e careira empresa municipal APIN.
Os cabeças de listas do PS e PSD à Assembleia Municipal são o costumeiro Miguel Medeiros e o regressado Rui Rocha, respetivamente, as suas maiores figuras políticas de cartaz, dois grandes facilitadores de contactos e de conhecimentos nos maiores negócios público-privados locais e regionais.
Rui Rocha tornou-se desavindo de Rui Rio, o tremido líder do PSD, e Miguel Medeiros não foi reconduzido na presidência da Florestgal, nem um telefonema mereceu do Governo PS.
O PCP-PEV e o CDS-PP, presentes de novo, mas só em algumas freguesias, apresentam a regressada Nídia Valente e o paraquedista Nuno Azevedo, respetivamente, para somarem votos ao bornal nacional.
De fora também vem o Chega, à boleia do seu líder, para ajudar a implantar o Partido a nível nacional.
André Ventura, o político pirotécnico e travestido de justiceiro, prometeu substituir os direitos e as garantias legais do processo judicial justo e equitativo, pelo recurso à violência sumária e de pronto incinerar os suspeitos dos incêndios.
Em nada lhe interessam as causas dos incêndios, ou dos problemas que afetam o interior, o seu móbil é incendiar o ódio nas pessoas e envenenar o debate político, para chegar ao poder nacional rapidamente e a qualquer preço.
Na freguesia de Avelar apresenta-se o presidente recandidato, Fernando Inácio Medeiros, trocando a camisola laranja pela de independente, após expulsão do PSD.
Acusado de traição na eleição de Miguel Medeiros a Presidente da Assembleia Municipal, em troca da direção da ETP-Sicó, responde com o governo da Junta por independentes.
O PS procura, por Manuela Marques, recuperar a saudosa hegemonia socialista avelarense na Junta.
O PSD, senhor no passado de 7 das 8 freguesias do concelho, recorre no Avelar a José Paulo Antunes para evitar perder mais uma das atuais 6, evitando o empate a 3 freguesias com a concorrência, para não deixar escapar de novo a presidência da Assembleia Municipal.
Nas restantes 5 Juntas, de Ansião, Alvorge, Pousaflores, Chão de Couce e Santiago da Guarda, não se esperam surpresas, mas …mais vale tomar cautelas e caldos de galinha, não vá o povo tecê-las.
Ao final da noite eleitoral, contados os votos, os novos foliões da política local irão azucrinar-nos com as buzinas das suas modernas, caras e belas máquinas.
E nós regressaremos aos sacrifícios do dia a dia para lhes pagar a despesa pública, rogando que, ao menos, nos deixem trabalhar.
(twitter: @passossergio)
(artigo do autor, publicado na edição de 31 de Agosto de 2021 do jornal mensário regional "Horizonte" de Avelar, Ansião, Leiria)