No próximo dia 28 de Dezembro: Liu Xiaobo celebra o seu 56º aniversário.
Nós não o podemos esquecer!
Como devem saber o Governo Português anunciou no passado dia 22 de Dezembro que a empresa estatal chinesa Three Gorges foram os escolhidos para comprar a posição de 21,35% do Estado português na companhia nacional eléctrica portuguesa EDP.
Ora, no próximo dia 28 de Dezembro Liu Xiaobo, celebra a sua data de aniversário, fazendo 56 anos.
Liu Xiaobo foi laureado pelo Prémio Nobel da Paz de 2010, é crítico literário, escritor, professor, intelectual e activista pelos direitos humanos e por reformas na República Popular da China, e encontra-se preso desde 8 de Dezembro de 2008, quando foi detido em resposta à sua participação na assinatura da "Carta 08".
Liu Xiaobo foi formalmente preso em 23 de Junho de 2009 sob a acusação de "incitar à subversão contra o poder do Estado".
Foi acusado pelos mesmos motivos em 23 de Dezembro do mesmo ano e condenado a 11 anos de prisão em 25 de Dezembro.
Os activistas portugueses não podem deixar passar esta data, de 28 de Dezembro próximo, sem assinalar e manifestar a sua indignação pela prisão por mero "delito de opinião" de Liu Xiaobo.
Assim sendo, convidamos todos os portugueses e activistas dos direitos humanos, a concentrarem no próximo dia 28 de Dezembro, pelas 16 horas, em frente à sede da EDP - Energias de Portugal, S.A. Sociedade, na Praça Marquês de Pombal, n.º 12, em Lisboa.
Na ocasião será feita a entrega na EDP do documento "Eu não tenho inimigos", da autoria da Liu Xiaobo, a sua defesa no tribunal que o condenou à prisão e que foi lido por Liv Ullmann na Cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, a 10 de Dezembro de 2010, em Oslo, na ausência de Lio Xiaobo.
Depois de entregue o documento seguirá uma vigilia no local, das pessoas presentes, até às 22 horas e 30 minutos.
https://www.facebook.com/Free.Liu#!/events/269162006473837/