Ideias e poesias, por mim próprio.
Os Ministros das Queimadas.
Após decorridos mais de 15 dias consecutivos de fogo destrutivo sobre as florestas e queimados milhares de hectares de floresta, depois de centenas de milhões de euros destruídos da riqueza nacional e vários bombeiros tombados pela morte, casas, aldeias e localidades queimadas, com as populações aterrorizadas e o país novamente em alvoroço, foram agora, finalmente, chamados os aviões estrangeiros para apagar os incêndios.
Mas à 25 anos que é atrasada a compra dos meios aéreos necessários para o combate dos incêndios, e enquanto isso já terão ardido mais de 3 mil milhões euros de riqueza florestal e destruída irreversivelmente muita da natureza florestal e dos recursos naturais nacionais e empobrecido definitivamente o interior de Portugal.
Tudo isto foi feito em benefício dos interesses privados da SLN - BPN no aluguer dos parcos, mas caríssimos, meios do combate dos fogos e com enriquecimento destes privados com os dinheiros públicos.
Só nos últimos 5 anos o Estado Português já pagou mais de 300 milhões de Euros pelo aluguer dos aviões aos privados, nos quais se contam vários nomes conhecidos da política e da governação, no qual se destaca Arlindo Carvalho, o ex-ministro de Cavaco Silva.
A frota de 10 a 15 aviões canadair, meio essencial para combater os fogos e sempre reclamada pelos peritos e bombeiros, orçados em cerca de 200 milhões de euros, nunca foi adquirida e, entretanto, a floresta nacional continua a ser destruída facilmente por esta grosseira e criminosa negligência.
Ora digam lá se estes políticos e governantes são ou não altos criminosos que em seu benefício e dos seus amigalhaços tratam de destruir Portugal?