Como é sabido José Sócrates perdeu as eleições em 2011 e, naquela mesma noite morreu com o desgosto e foi parar à porta do Céu.
Lá encontrou o São Pedro e pediu-lhe que queria ir para o Céu.
O São Pedro compadeceu-se dele, dizendo-lhe que os portugueses o tinham incompreendido e feito muito mal, e deixou-o entrar.
Passada uma semana, Deus muito arreliado, foi ter com o São Pedro e pediu-lhe que, "por amor de Deus", mandasse o Sócrates embora, fosse para onde fosse, porque já não havia descanso no Céu.
O Céu havia-se tornado uma balbúrdia.
Aquilo agora eram só Cursos de Formação Profissional, eram as "Novas Oportunidades", o Orçamento do Céu andava completamente desequilibrado, eram só dívidas ao diabo e ao inferno, eram protestos e greves todos os dias, contestação nas ruas, já haviam partidos da oposição, um tal de Passos Coelho que prometia não cortar os subsídios e as pensões e até um Anjinho de nome de Louçã já andava a mandar "nomes" à tia do Sócrates…!
Enfim o Céu havia virado um inferno!
O São Pedro, para resolver o problema, telefonou ao diabo e pediu-lhe se aceitava o Sócrates por lá uma temporada até que voltassem a paz e o descanso ao Céu.
O diabo lá o aceitou, mas só por uns quinze dias, dizendo que não queria mais problemas no inferno e que aquilo funcionava razoavelmente.
Passaram-se 15 dias, 1 mês, 2 meses e notícias do inferno nada...
Estranhando a falta de notícias, São Pedro resolveu ligar ao diabo e perguntar-lhe pelo Sócrates, já que este não dizia nada.
Responde o diabo do outro lado da linha: "opah... isto agora no inferno anda uma balbúrdia do caraças!
Desde que o Sócrates chegou já não tenho mais com que me ocupar e passei a ter uma vidinha descansada e regalada, e até estava a passar umas férias em Portugal.
Disse o diabo: desde que o Sócrates chegou o inferno aquilo mudou completamente, o Sócrates havia ganho as últimas eleições ao diabo, tendo ganho as eleições com uma maioria absoluta lá no parlamento, tinha um ministro que fazia "corninhos", no inferno passou a haver todos os dias manifestações e greves contra o Sócrates, são mais impostos e mais sacrifícios todos os dias para as almas penadas, mais fome e miséria, “andam todos "pegados" uns com os outros à bulha e à pancada, já ninguém se entende e até já passaram a dizer que o diabo é que era bom...