Ideias e poesias, por mim próprio.
Terça-feira, 3 de Abril de 2012
Aristides Sousa Mendes morreu à 58 anos.
Aristides Sousa Mendes, faz hoje, 3 de Abril, precisamente 58 anos que morreu. Um dos maiores Homens de Portugal, com um enorme espírito humanista e que durante a II Guerra Mundial salvou a vida a 30.000 pessoas, desafiando directamente ordens de Salazar e que veio a sofrer, inclusivamente até à completa ruína material, as consequências do seu acto Humanista.A 16 de Junho de 1940 terá dito: "A partir de agora, darei vistos a toda a gente, já não há nacionalidades, raça ou religião", para heroicamente salvar os judeus da morte.
Lembramos uma vez mais que o Estado português continuar a desprezar a sua casa em Cabanas de Viriato, Viseu, ao abandono e à ruína.
A este Grande Homem os actuais poderes públicos não prestam nem homenagem nem tributo. Pois, pudera, perante a sua mera sombra decerto que se eclipsariam.
Curvemo-nos perante a sua memória!

http://mvasm.sapo.pt/ (sítio do Museu Virtual de Aristides Sousa Mendes)
De Maria José Rijo a 31 de Maio de 2012 às 16:08
Não posso estar mais de acordo consigo relativamente ao carácter extraordinário de Aristides de Sousa Mendes.
Apenas duas rectificações: 1ª passam 58 anos, este ano, sobre a morte de Aristides de Sousa Mendes; 2º a intervenção dele não resultou apenas na salvação dos judeus (terão sido 10 000, aproximadamente), mas mais de 20 000 pessoas perseguidas, que não eram udeus, foram salvas!
Divulguemos esta tão magna figura! Que prenda tão grande seria a recuperação da Casa do Passal na passagem dos 60 anos sobre a sua morte!
Comentar post